Silicone
O Silicone é um material elástico cuja estrutura básica está constituída por uma união do grupamento Si-O, sendo obtido primordialmente a partir da areia de quartzo através de sofisticados processos químicos. Quando submetido a altas temperaturas e reações químicas complexas obtém-se o silício metálico, precursor de uma família de compostos designados de silanos, que, por sua vez, são as matérias-primas destinadas à fabricação da borracha de silicone.
Vantagens do silicone:
Borracha de silicone com resistência até 300º C – Borracha de silicone com flexibilidade a baixas temperaturas – Borracha de silicone com ótima resistência elétrica transversal – Borracha de silicone com boa resistência a compostos químicos como ácidos, bases, oxigênio, e ozônio – Borracha de silicone com alta plasticidade – Borracha de silicone é inodoro, atóxico, e antiaderente – Borracha de silicone possui baixa deformação permanente – Borracha de silicone tem grande versatilidade na manipulação de diferentes colorações – Borracha de silicone apresenta também excelente propriedade isolante.
Aplicações do silicone:
Borracha de silicone para vedações em estufas, fornos e autoclaves nas Indústrias Frigoríficas, Alimentícia, Farmacêutica, de Laticínios e Refrigeração.
Fornecemos silicone em guarnições atóxicas de altíssimo grau de pureza, permitindo contato com alimentos.
Borracha de silicone na área Hospitalar/Equipamentos médicos. Tubo de silicone grau farmacêutico, direcionados às aplicações de drenagem, transfusão, infusão, diálise, etc.
Borracha de silicone na Construção Civil. Perfil de silicone com notável resistência á intempéries que mantém suas propriedades elásticas a altas e baixas temperaturas.
Borracha de silicone na indústria Química e Farmacêutica.
Fornecemos e desenvolvemos silicones específicos para essas aplicações e para uma solução conforme sua necessidade.
Estabilidade ao calor
O artefato de borracha de silicone vulcanizado é muito estável até 180ºC durante um longo período de tempo. Em temperaturas próximas de 250ºC, o silicone consegue-se manter sua elasticidade integra por muitas horas. Por um curto tempo, por exemplo, quando sujeito a um choque térmico, o silicone suporta temperaturas da ordem de 400ºC.
Com relação à resistência ao vapor, o silicone é atacado e destruído quando submetido a vapores com temperaturas superiores a 140ºC, de modo que não é recomendável utilizá-lo com vapores superaquecidos.
Flexibilidade e baixas temperaturas.
Como regra geral, o silicone só se torna duro e frágil a temperaturas inferiores a 55ºC negativos. Contudo, a flexibilidade a baixas temperaturas depende também da dureza, na qual o comportamento mais favorável é observado na faixa de 50-60 Shore.
Podemos fornecer silicone em:
Tubo e mangueira de silicone – Placa e chapa de silicone – manta e lençol de silicone – Perfil e cordão de silicone maciço – perfil e cordão de silicone esponjoso – Peças especiais em borracha de silicone, conforme especificação do cliente.